1. Todo mundo dome e acorda sem necessidade de treino.
2. Ninguém dorme a noite toda.
3. É normal o bebê acordar várias vezes a noite!
4. O sono não é o mesmo todas as noites, nem para os adultos, quem dirá para os bebês.
5. Sono não é linear.
6. Fórmula não faz o bebê dormir a noite toda.
7. O primeiro ano de uma criança é um momento de alta ansiedade para uma jovem família. Normalmente os “problemas atrelados à falta de sono” têm dimensões muito mais complexas que envolvem a nova dinâmica estrutural familiar e alguém com formação insuficiente tenderá a agravar e não ajudar sua resolução.
8. Bebês não acordam somente por fome.
9. Sono é saúde.
10. Espontaneidade é regulação.
11. Nem adulto dorme a noite inteira.
12. Precisamos compreender as necessidades corporais para podermos ter uma boa regulação biológica, evitando excessos ou ausências nas atividades ocupacionais e cotidianas (entender os limites e necessidades do próprio corpo pelas suas necessidades e não pela necessidade dos outros)
13 – O bebê não vai “roubar” o papel de nenhum integrante da família por dormir na cama dos pais.
14 – Não somos bichos para sermos adestrados no sono. Aliás nem eles sofrem esse tipo de agressão!
15 – É preciso um ambiente seguro para adormecer. Você dormiria facilmente no mesmo quarto que um estranho?
16. Não existe treinamento se sono gentil.
17. Ninguém sabe mais sobre o sono do seu bebê do que ele. O que você aprender a respeito, só ele que vai te ensinar. Não crie expectativas a respeito: muda o tempo todo e isso é normal.
18- O ciclo de sono e vigília depende da maturação cognitiva.
19. Deixar o bebê chorar promove desamparo aprendido.
20- Acordar várias vezes à noite foi fundamental para evolução da nossa espécie. Na época primitiva, muitos predadores tinham hábitos noturnos.
21- Treinamento de sono traz prejuízos para a imensa maioria das crianças que são submetidas a ele, mas não podemos fazer pesquisas já entendendo que isso trará sofrimento. Nenhum Comitê de Ética aprovaria isso.
22. Para dormir a noite a criança não precisa desmamar, ela precisa crescer.
23- Treinar o sono de um bebê significa mexer no seu sistema de luta e fuga, hiperativando esse sistema.
24- Deixar a criança passar por estresse crônico traz prejuízos em longo prazo. O estresse tóxico está na base do desenvolvimento de vários transtornos mentais, ele faz adoecer.
25- O bebê ficou 9 meses dentro do seu corpo, regulado, quentinho, abrigado, alimentado full time. Você quer que ele aprenda a dormir sozinho, sem seu contato, e sem alimento a noite inteira? Não acha que está exigindo demais do seu neném?
26- Intimidade do casal não se resume a sexo na cama do casal. Resolvam seus problemas e sejam criativos!
27- Apego seguro, sono seguro, desenvolve pessoas independentes. Não o contrário.
28- Deixar um bebê chorar até dormir não é resiliência. É abandono!!!
29- Quanto mais apego na infância, mais segurança na vida adulta.
30 – Peito não é associação negativa pro sono. Deixe seu bebê mamar pra dormir.
31 – Há vários padrões de sono. Se o seu bebê dorme a noite inteira, também é normal.
32- Não ter um padrão de sono, também é um padrão.
33- Bebês não nascem sabendo andar ou falar, porque exigir que durmam como adultos? Sono também é parte do desenvolvimento infantil.
34. Na floresta, se um filhote mamífero se perder do seu bando, e ficar sozinho a noite, o que você acha que acontecerá? Ele ficará tranquilo ou irá chorar e gritar por sua mãe a noite toda?
35. Você se lembra do medo do escuro?
36. Cama compartilhada ė segura! Informe-se! Faça com segurança.
37. Bebês precisam da ajuda do adulto para emendar ciclos de sono. Adquirir essa capacidade depende de amadurecimento biológico, desenvolvimento, do tempo da criança, não do adulto.
38. Quando seu bebê chora à noite, lembre-se: ele está pedindo ajuda, expressando alguma necessidade que precisa ser atendida.
39. Você não precisa ficar tentando decifrar imediatamente o que está por trás do choro do bebê à noite antes de acolher, dar colo, dar peito. Choro é pedido de ajuda e precisa ser acolhido.
40. Peito não vicia. Colo não acostuma mal. Afeto nunca é demais.
41. Bebê não se autoregula. Precisa de um adulto para isso.
42. Proporcione um ambiente amigo da melatonina.
43. Fortaleça sua rede de apoio.
44. Associar colo e amamentação na indução do sono é saudável e natural para o bebê. Desassociar pode ser perigoso para sua saúde mental.
45. Desmamar o bebê à noite não fará com que ele pare de acordar.
46. Ninguém precisa aprender a dormir, isso é biológico, natural.
47. O mercado de sono lucra em cima da exaustão materna.
48- Somos seres interdependentes, precisar de ajuda para o que quer que seja (inclusive para dormir) não é uma falha, é uma norma biológica.
49- O bebê se acalma e dorme no colo da mãe pois se sente seguro e, geralmente, ela é a principal figura de apego da criança.
50- Acionar a rede de apoio é cuidar da saúde mental materna e do bebê. Uma mãe sobrecarrega está vivendo alguma negligência social. O bebê não deve pagar essa conta com treinamento de sono.
51- O estabelecimento de rotina dia/noite será estabelecida conforme o ajuste da vida fora da barriga da mãe e os padrões familiares. Todos os mamíferos são rotineiros. É desnecessário treinar atividades em horários e isso pode inclusive deixar o bebê intolerante a flexibilização da rotina. Além disso, os professores de sono ensinam cronograma e não rotina.
52- As tabelas de sono não representam uma verdade, apenas uma média esperada.
53 – Cada um desenvolve o próprio ritual para relaxar e dormir e, ele pode variar conforme o dia. Não insista em fazer o ritual ideal para o seu filho, pois ele sabe o que precisa para dormir. Confie nele.
54- Você conhece seu filho melhor do que ninguém. Esteja conectado com ele e você saberá o que fazer. Siga seu instinto e não as vozes da sociedade.
55- Você é livre para dormir da maneira que deseja e onde quiser. A casa é sua, o filho é seu, vocês decidem como vai funcionar para vocês.
56. Para se questionar: Se os adultos dormem juntos mesmo depois de casados, por que um bebê precisa dormir sozinho?
57. Você é exatamente tudo o que seu bebê precisa. Ignore os palpites!
58. Tem certeza que é culpa do sono dos bebês ou falta de ajuda e rede de apoio para essa mãe? Precisamos mudar o foco pro lado certo!
59. Treinar um bebê para dormir à noite inteira? Deixar Chorar? Acolha, beije, abrace, acalente. Ninguém aprende com desamparo. “ O afeto é o maior e melhor arquiteto do cérebro humano” (Márcia Tosin).
60. Não fique buscando razões para seu bebê acordar muito à noite, isso é inútil. Bebês mudam os padrões de sono a todo o tempo. Entenda que isso é o normal!
61. Você sabia que à noite normalmente a produção de leite materno é maior? Ou seja, promover o desmame noturno pode comprometer a produção de leite e, em alguns casos, levar ao desmame completo.
62. O leite materno noturno possui altas concentrações de melatonina (hormônio do sono), que ajudam o bebê a regular o ciclo circadiano (sono e vigília). Ou seja, se vc amamenta seu bebê e ele acorda à noite pra mamar, você não está criando uma “associação negativa com o sono”, muito pelo contrário, você está ajudando o seu bebê a perceber que é hora de dormir.
63. Durante o treinamento de sono o bebê não aprende a dormir sozinho, ele desiste de pedir proteção!
64. Existe um mercado da parentalidade que lucra muito com treinamentos de sono. Eles focam e usam a exaustão materna como motivo que justifique o treinamento. Exaustão materna se ampara de outras formas. Ninguém precisa fazer o outro sofrer para se sentir melhor. Não acredite nisso.
65- O acolhimento do bebê e amamentação durante o despertar noturno é protetivo da morte súbita.
66- Não existe um tempo certo para cada criança conseguir dormir sozinha. Isso depende da sua necessidade de segurança e do seu processo maturativo.
67- Quando um adulto estabelece um momento “certo” para criança ir para o berço ou dormir na própria cama ele assume o risco de intensificar vivências de estresse infantil.
Assinam esse documento vários Especialistas de Saúde do Movimento NC.
Deixe o seu comentário