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O Movimento Neurocompatível

De onde nasceu a expressão “neurocompatível”?

“Neurocompatível” é uma expressão criada pela psicóloga Márcia Tosin para simbolizar a perspectiva evolucionista do sistema nervoso “neuro” como um órgão evoluído que passou por transformações na nossa história evolutiva e estas devem ser respeitadas na criação das nossas crianças. Uma educação deve ser “compatível” com os verdadeiros recursos da nossa espécie (carinho, amor, necessidade de pertencimento, validação, amamentação, aproximação, sentimento de importância, etc.), considerando sempre a nossa história evolutiva. Para criar uma criança precisamos respeitar os seus mecanismos biológicos, suas necessidades psicológicas e entender suas fases de desenvolvimento. Afinal, como disse Salk (1973) em “Role of the Heartbeat in the Relationship between Mother and Infant” : “Não é da natureza fornecer aos organismos tendências biológicas, a menos que tais tendências tenham valor de sobrevivência”. A criança só pede o que precisa.


Por que Neurocompatível é antes de mais nada um “movimento de ativismo”?

Porque reúne mães, pais e profissionais de saúde interessados em promover as melhores condições ambientais, culturais e psicológicas para o bom desenvolvimento infantil que prezam pelo conhecimento produzido pela ciência, se desvencilhando dos mitos parentais (exemplos: “se não bater hoje, o(a) filho(a) te bate mais tarde”, “é preciso ser firme”, “não pode ser amigo de filho(a)”). Lutamos para que sejam abandonadas concepções históricas errôneas que foram construídas e são mantidas sobre as infância e que perpetuam ciclos de violências e que podem contribuir para doenças mentais e físicas como bem demonstrou as pesquisas sobre experiências adversas na infância (“Adverse Childhood Experiences” – ACEs. Eventos potencialmente traumáticos que ocorrem na infância e impactam não apenas a saúde psicológica mas também a saúde física dos indivíduos expostos a ela – você pode saber mais sobre isso no Centers for Disease Control and Prevention).

 

E o centro de treinamento profissional Neurocompatível?

Neurocompatível é também um centro de treinamento que capacita escolas, profissionais, mães e pais sobre conceitos de uma educação respeitosa e humanizada, além de fornecer informações importantes nas redes sociais e outras fontes de mídia sobre o desenvolvimento infantil (desfralde, inclusão, crianças com perfil hiper-reativo, ansioso, etc.).


Quem é Márcia Tosin, a idealizadora do Movimento Neurocompatível?

 Márcia Tosin sempre teve um interesse genuíno pelas crianças. Gosta de ouvi-las e perceber como veem e sentem o mundo. Na sua pratica clinica como psicóloga percebeu que a versão que os livros, a sociedade e a cultura trazem sobre elas também é dominada por preconceitos e dogmas enraizados por tradição, percebendo que a versão que falamos e tratamos é a versão dos adultos e não exatamente a delas. A sua busca é para humanizá-las e não esperar crescerem para lhes conceber a dignidade. 

Márica é Psicóloga pela PUCPR. Especialista em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade Positivo e possui Título de Especialista em Psicologia Clínica chancelado pelo Conselho Federal de Psicologia Brasileiro. Indicada ao Prêmio BID – Qualidade na categoria Ouro na Convenção Internação BID à Qualidade Paris, França, 2018. Realiza atendimentos clínicos com crianças, adolescentes e famílias desde 2002. Atuou na Secretaria de Educação, programas de combate à violência infantil e consultório particular na região metropolitana de Curitiba e Curitiba.


No que se baseia uma criação neurocompatível?

A criação neurocompatível está pautada nos modelos de parentalidade evolucionistas, fundamentando-se ainda nas ciências: Antropologia e Neurobiologia. É um modelo de educação que reúne várias fontes de evidências científicas. Uma criação neurocompatível é aquela que compreende que existe mecanismos filogenéticos pré-existentes e construídos na nossa evolução, inclusive que compartilhamos com outros animais, porém elas são predisposições e também precisam do ambiente para a sua manifestação. Por exemplo: a grande maioria de nós pode ficar mais inseguro no escuro ou sentir medo, mas as experiências com a escuridão podem tornar alguém mais “medroso” ou menos (em alguns casos dormir com uma pequena luz acesa pode deixar alguém mais seguro). As características individuais também são importantes, assim podemos ver pessoas que mesmo criadas em ambientes parecidos podem sentir mais medo de escuro do que outras.

Em um ambiente ancestral foi de grande valia sentir medo de escuro. Temer a escuridão e aumentar os recursos de proteção em um ambiente hostil em que a percepção da visão está prejudicada aumentou as chances de sobrevivência da nossa espécie e, por isso, esse comportamento evoluiu, mesmo quando não estávamos em perigo.No comportamento da criança encontramos vários comportamentos assim: a necessidade de ficar perto de seus cuidadores, a preferência de dormir junto aos seus adultos referenciais, o rosto arredondado que chama a atenção do adulto para querer cuidar dela, o desconforto do choro e o desejo do adulto para querer saná-lo, a amamentação que traz proximidade, alimentação, aquecimento e conforto, etc.


Quero fazer a certificação profissional, mas gostaria de saber os principais autores que teremos acesso nos cursos para ver se me identifico.

Alguns dos nossos referenciais teóricos, por ordem de importância são: Dra. Darcia Narvaez, Dr. James J. McKenna, Stephen Porges, Alfie Kohn, Jack P. Shonkoff, Thomas Armstrong, Robin Grille, entre outros. Além disso, se você for psicólogo é recomendável que você adquira o livro Psicologia Evolucionista – Coleção Fundamentos Psicologia de Maria Emilia Yamamoto e Emma Otta.


Há um Livro da criação Neurocompatível?

O livro sobre os conceitos e fundamentos da criação neurocompatível será lançado na terceira semana de  julho de 2022. O evento de lançamento ocorrerá nas cidades de Curitiba e São Paulo. Você pode ter mais informações acompanhando o canal do instagram @criacao_neurocompativel


Uma criação neurocompatível é deixar a criança fazer o que quiser?

Essa é uma grande confusão que se estabelece quando se remove as relações hierárquicas familiares: a ideia de que agora o modelo que prevalecerá é o estilo educativo de negligência.Primeiro é preciso fazer uma localização do tempo histórico em que vivemos. Infelizmente, a criança ainda é vista como alguém desprovida de dignidade e com menos direitos que o adulto e, por isso, alguém pode exercer “comando” sobre elas. Ora, não deixar que a criança se machuque, se alimente mal, não mexa no fogo ou corra na rua são realizados por responsabilidade, cuidado e amor. As crianças se sentem amadas por isso e não controladas. Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Os pais não evitam que a criança coma açúcar o dia todo porque são uma autoridade, mas porque se preocupam com a sua saúde e que não adoeça. É uma perspectiva que muda completamente toda a maneira de se relacionar. O segundo problema é que a pretensão de autoridade, como bem já se sabe, é um caminho fácil para abusos. A criança é naturalmente frágil e desprotegida. A ideia de que ela “domina” adultos já foi refutada pela ciência e, tristemente, é mantida sob argumentos que podem se tornar” jovens mimados e sem controle”. Alfie Kohn diz que “não basta apenas amar as crianças, mas que elas se sintam amadas por nós”. Como as crianças se sentem amadas?  Será que alguém se sente amado com comandos, correções e desrespeitos? Qual seria a forma mais gentil de aprendizado? Os princípios da criação neurocompatível aborda novas formas e maneiras muito mais modernas e respeitosas de relação.


Quais os 7 fundamentos da criação neurocompatível?

  1. Relacionamento com as crianças baseados na dignidade humana;
  2. Ausência de práticas punitivas e de submissão;
  3. Confiança nos processos de desenvolvimento maturacional e biológico da infância sem pressões e padrões sociais oprimizantes;
  4. Conhecimento que regras e limites sociais são aprendidos na medida que estão inseridos na cultura a que pertencem e não impostos pelos educadores;
  5. Educação centrada nas necessidades da criança que é o ser mais vulnerável em todas as comunidades humanas; educação em rede ao invés de hierárquica (todos são iguais e importantes, tanto adultos como crianças, sem presença de poder);
  6. Acompanhamento do ritmo natural nos marcos desenvolvimentais pelos pais e profissionais:
  7. Conquista da marcha, desfralde, desmame, aprendizagem de leitura e escrita, etc.


O que é a criação neurocompatível?

Criação neurocompatível é:

– Relacionamento com as crianças baseados na dignidade humana.

– Ausência de práticas punitivas e de submissão.

– Confiança nos processos de desenvolvimento maturacional e biológico da infância sem pressões e padrões sociais oprimizantes. (As crianças com desenvolvimento neurodivergente devem receber apoio profissional o mais imediato possível, logo que se perceber um déficit de desenvolvimento, mas sempre com muito respeito à família e tratamento humanizado à criança. Entende-se que para evoluir ela precisa, antes de tudo, de carinho e vínculo).

– Conhecimento que regras e limites sociais são aprendidos na medida que estão inseridos na cultura a que pertencem e não impostos pelos educadores.

– Educação centrada nas necessidades da criança que é o ser mais vulnerável em todas as comunidades humanas.

– Educação em rede ao invés de hierárquica (todos são iguais e importantes, tanto adultos como crianças, sem presença de poder).

– Acompanhamento do ritmo natural nos marcos desenvolvimentais pelos pais e profissionais: conquista da marcha, desfralde, desmame, aprendizagem de leitura e escrita, etc.; premissa de que só ama quem foi amado e foco na saúde mental sintonizada com as normas biológicas da nossa espécie.

 

Se eu agir conforme é colocado pela criação neurocompatível a minha criança vai mudar e as coisas vão começar a dar certo?

Sempre convidamos os pais e profissionais nos nossos cursos e informações que oferecemos gratuitamente nas redes sociais a entenderem a base da Parentalidade Evolucionista. Muitas pessoas desejam “a técnica pela técnica”. A solução rápida como “desmamar à noite em 3 dias”, “desfraldar em dois dias”, “dicas para eliminar birras”, “como fazer uma criança obedecer” e aqui nós propomos um olhar reflexivo sobre o desenvolvimento, a forma de se comunicar, as expectativas e a aceitação. Com certeza esses pais e profissionais que esperariam essa ajuda mais rápida podem ficar decepcionados com o nosso trabalho. A criação neurocompatível é antes de mais nada uma reabilitação parental que exige repensar toda a violência sofrida por esses pais e mães até chegarem na maternidade e paternidade.

 

O que as escolas, mães, pais e profissionais neurocompatíveis sabem?

Pais Neurocompatíveis sabem que o organismo de uma criança é altamente influenciado pelas experiências iniciais de vida e que um ambiente com baixo stress é o percussor de um bom desenvolvimento não apenas mental, mas físico também (reconhecidos na saúde por mais de uma década de pesquisas no conceito “Adverse Childhood Experiences”).

A ciência antropológica mostra que os nossos ancestrais, ao contrário do que se acredita, não eram violentos com sua prole, praticavam muito contato físico, eram disponíveis e viviam em ambientes cooperativos. Em 99% da nossa existência evoluímos sob essas normas biológicas. Quando deixamos de ser caçadores-coletores e passamos a ser agricultores, lentamente construímos uma cultura de submissão, controle e busca de obediência da infância.

Só ama, quem foi amado. Uma educação que respeita o desenvolvimento psicofisiológico no início da vida fundamentada nas forças evolutivas compartilha benefícios na forma como nos relacionamos ao longo dela, afinal uma geração respeitada, não aceitará outra coisa que não viver sob o respeito. Teremos mais adultos que conhecerão as suas emoções e consequentemente menos doenças mentais; relações mais saudáveis dessas gerações com a sua prole, suscetibilizando os números de todos os tipos de violência e ampliando novas políticas, novas atitudes em relação à saúde e alterações nas práticas de cuidado infantil que melhor promoverão o desenvolvimento humano ideal.

 

Referências

https://www.cdc.gov/about/24-7/index.html

Salk, Lee. “Role of the Heartbeat in the Relationship between Mother and Infant”, Scientific American, maio de 1973, p. 29.

Imagens: pixabay.com